Admirável jubileu do bravo Dr. Humberto Machado Rodrigues

Prezados leitores;

Em 14 de junho de 1983 assumiu a presidência internacional do Racionalismo Cristão o Dr. Humberto Machado Rodrigues. Racionalista cristão de berço nasceu em 23 de maio de 1929, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Filho de Manoel Machado Rodrigues e Sra. Delphina Cottas Rodrigues casou em 1968 com a Sra. Marluce de Oliveira Rodrigues. O ilustre casal tem um filho, o médico Humberto Cottas Rodrigues. Humberto Machado Rodrigues é sobrinho de Antônio Cottas. Ações e exemplos dignificantes do nosso presidente retratam os ensinamentos que absorveu do querido mestre, seu educador e conselheiro, conforme suas próprias palavras.

Seus 79 anos de existência mostram a brilhante trajetória de vida de uma pessoa extremamente sensível às diferenças do gênero humano, sabendo compreendê-lo em suas idiossincrasias. Daí resulta o admirável temperamento conciliador, marca indelével de sua atuação na presidência da Doutrina em todo o planeta.

Poucos se deram conta do legado que este bravo homem recebeu: o de suceder um dos três grandes mestres, o consolidador Antônio Cottas, que permaneceu à frente do Racionalismo Cristão por 57 anos.

Os 25 anos da gestão de Humberto Machado Rodrigues como presidente mostram grandes realizações, materializadas em seu ideal ao assumir a presidência: expandir a Doutrina, para levar seus ensinamentos a todos os cantos do mundo.

Nesse longo e profícuo período de realizações, autorizou a abertura de 71 casas racionalistas cristãs, destacando que o grande mérito das inaugurações ocorridas se devia não a ele, Humberto Machado Rodrigues, mas aos presidentes e militantes locais.

Fato relevante foi ter implantado as normas internas do Racionalismo Cristão, para que a gestão e a coordenação das casas racionalistas cristãs, assim como o relacionamento delas com o poder público e com terceiros ocorram ao abrigo da lei e do bom relacionamento entre si, de modo a divulgarem e praticarem a Doutrina de forma correta e coesa.

Quanto à difusão dos princípios doutrinários são vários os feitos, desde a publicação de novos livros e a revisão de boa parte deles até o aprimoramento do conteúdo do jornal A Razão, passando pela internet, o revolucionário veículo eletrônico de informação, consulta e difusão dos mais variados temas de interesse humano.

Ao autorizar o uso da internet como meio de divulgação da Doutrina, Humberto Machado Rodrigues mostrou sua perspicácia, sua agudeza de espírito, vislumbrando no sistema eletrônico que tornou o mundo pequeno a maneira mais rápida de difundir pela humanidade nossos princípios espiritualistas.

Recentemente, ainda com sua concordância e entusiasmo, foram inauguradas a web Rádio e a web TV A Razão, que transmitem palestras, mesas-redondas e debates de interesse da Doutrina e da sociedade, bem como reuniões públicas seguidas de festividades cívico-espiritualistas realizadas em casas racionalistas cristãs.

Mas nada melhor para destacar a índole humanista do nosso presidente do que relembrar sua feliz decisão de autorizar a criação das "Salas das Crianças", esse celeiro de racionalistas cristãos que irão crescer convivendo nas "Salas dos Jovens" até chegarem à idade adulta, quando, então, já providos do embasamento espiritual conquistado, estarão preparados para ser pessoas corretas, trabalhadoras, cidadãos conscientes dos deveres e obrigações.

Para comemorar o Jubileu de Prata do Dr. Humberto Machado Rodrigues na presidência do Racionalismo Cristão, realizaremos um evento na Casa-Chefe, Rio de Janeiro, no próximo dia 14 de junho às 15 horas. Convidamos os amigos para participar dessa importante homenagem ao nosso querido mestre e amigo, Dr. Humberto Machado Rodrigues.

Admirável jubileu do bravo Dr. Humberto Machado Rodrigues
Fonte: